Exposição "O Passado está Presente" no Espaço 62 em Lisboa de 13 a 27 Nov

Camuflagem #2, Fotografia, 2021






















O Passado está Presente

Esta exposição integra-se no Ciclo 1 Mês 1 Artista, organizado pelo Espaço 62. As áreas reservadas a este ciclo- a montra e duas paredes opostas- encontram-se lado a lado com os ateliers de artistas que trabalham quotidianamente no espaço, criando assim um contexto híbrido: Galeria-Atelier ou Atelier-Galeria.
Neste ambiente, Rita Carmo apresenta três obras que fazem parte do projecto "Materiais de Construção". Relacionar os materiais de construção da sua (casa de) infância com os da construção da sua identidade é neste momento o seu foco. A pesquisa tem vindo a realizar-se mais intensivamente desde 2020 nas residências artísticas "Se perguntarem por mim diz que estou no Tahiti!", actualmente sediadas na Galeria Mergulho (também ela um espaço híbrido, Galeria-Casa ou Casa-Galeria).
No núcleo de trabalhos apresentados, o corpo está em destaque- camuflado, sugerido, inventado- revelando o processo da criança que brinca divertida ao: e se…?
Esta brincadeira origina personagens também elas híbridas: Mulher-Planta, Objecto-Mulher, Mulher-criança-objecto; oscilando de forma contínua entre passado e presente.
No decurso deste processo a adulta pergunta: Quantos materiais do passado ainda nos constroem no presente? Quanto de quem eu era continua a ser quem sou? Posso ser quem era e sou ao mesmo tempo? Posso reanimar o que foi, insuflar o passado, interpelar o presente?

Curadoria e texto: Galeria Mergulho
Produção: Galeria Mergulho
Espaço 62












 

Sem comentários: