Residência artística 'Se perguntarem por mim diz que estou no Tahiti!'

Esta é uma residência artística, auto-proposta e auto-gerida, que criei em Abril de 2020 em plena quarentena.
Surgiu como resposta à minha necessidade urgente de abrir espaço para o meu trabalho artístico, na altura em que o meu trabalho como formadora de desenho aumentou exponencialmente, e não tinha possibilidade de fazer absolutamente mais nada.
Aproveitei a semana de férias, que estava marcada, para embarcar para o Tahiti e mergulhar apenas e totalmente nos meus projectos artísticos que se encontravam suspensos desde há anos por falta de tempo ou espaço. 
Consegui entretanto disponibilizar entre Julho e Agosto mais um mês para esta residência  e conto estendê-la entre 2020 e 2021 por períodos de entre 1 semana e 1 mês para poder  fazer estes mergulhos e finalizar os dois projectos que tenho em mãos: Materiais de Construção e Auto retrato Múltiplo.
Para este segundo período convidei a Paula Nobre, também artista plástica e formadora na área da pintura, para ser o meu olhar exterior, alguém perspicaz que observa de fora o meu percurso e que por isso me pode ajudar a atingir os meus objectivos, a afinar processos e resultados, a alargar horizontes e contribuir para a minha motivação geral durante o processo.
A escolha do lugar simbólico do Tahiti revela o carácter paradisíaco que tem para mim dedicar-me ao meu trabalho artístico sem interrupções. 
Curiosamente não me recordei de que Gauguin se tinha exilado aqui mas acabei por encontrá-lo!

Tahiti Mahana-O Sol do Tahiti, Site specific, pinturas a pastel e carvão s/ papel, plantas, frutas, loiças, cortinado e toalha, Rita Carmo, 2020




Vídeo realizado como resposta à iniciativa da Oficina Impossível, lançada pela Catarina Pombo Nabais, para, como artistas, darmos o nosso testemunho acerca da forma como o Corona vírus e a quarentena estavam a afectar o nosso trabalho. Rita Carmo, 2020.

Sem comentários: