Exposição Materiais de Construção-Ensaio aberto #1 na Galeria Mergulho | Online


'La Vie En Rose', Maquete para instalação, 2020. Todos os direitos reservados. Rita Carmo 2020.






"A casa é um corpo de imagens que dão ao ser humano razões ou ilusões de estabilidade. Estamos constantemente a re-imaginar a sua realidade: distinguir todas essas imagens, seria “dizer“ a alma da casa; seria desenvolver uma verdadeira psicologia da casa."¹ (tradução livre) 
Gaston Bachelard 

 


 Nesta exposição, o espaço da casa habitada torna-se lugar de outros lugares, e nele experienciamos o 'Mergulho' que dá nome a esta galeria. 

A casa como veículo de transmissão da identidade tem na exposição da Rita Carmo uma profunda relevância. As memórias da casa de infância e a intimidade familiar representadas por fotografias e objectos apropriados, ajustam-se a este outro lugar casa/galeria, criando novas leituras e renovados sentidos que se dirigem à sensibilidade simbólica e onírica de quem observa. O jogo do 'faz de conta', da manipulação cénica e da recriação de tempos passados trazidos para o presente, transformam este ambiente pessoal e íntimo em algo tão familiar quanto nosso - universal. 

 A multidisciplinaridade do projecto reafirma um processo de contínua busca de recursos, que se articulam e conjugam em séries performativas entre o corpo e o seu desenho/registo no espaço. O conceito de espaço é, aliás, fundamental em toda a prática da Rita Carmo. A própria natureza bidimensional da imagem fotográfica é ultrapassada, e adquire volume, e é precisamente desta ocupação/invasão espacial que opera o jogo impulsionador da imaginação. As figuras 'instaladas' adquirem formas e formatos inesperados, inquietos, perturbadores, presentes, ausentes e multiplicados, sempre na singularidade de um auto-retrato aqui exposto no lugar da casa.  

Segundo Gaston Bachelard, uma casa viva e luminosa renova-se a partir do interior. Aqui, a (auto)representação, manifesta-se exactamente através da interioridade, da artista, que se revela, revive e renova a cada intervenção no espaço. Deste diálogo resulta "uma verdadeira psicologia da casa" da infância. 

Paula Nobre 12.08.2020


¹ "La maison est un corps d´images qui donnent à l´homme des raisons ou des illusions de stabilité. Sans cesse on réimagine sa réalité: distinguer toutes ces images serait dire l´âme de la maison; ce serait développer une véritable psychologie de la maison."

Gaston Bachelard, La poétique de l´espace, 1957, p.34.



'Amigas para sempre', Instalação, 2020. Todos os direitos reservados. Rita Carmo 2020. Foto: Paula Nobre

 






Sem comentários: